Go to Top

Fóruns ABEM

III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica e III Encontro do Fórum de Educação Musical da Bahia

  •  

    A Associação Brasileira de Educação Musical, em parceria com o Fórum de Educação Musical da Bahia (FEMBA) convida professores, alunos e profissionais da área para participarem do III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica, que será realizado simultaneamente com o III Encontro do Fórum de Educação Musical da Bahia nos dias 08 e 09 de setembro de 2016, na cidade de Salvador.

    Os dois primeiros encontros do Fórum foram realizados nas cidades de Recife (2014) e Macapá (2015). Participaram dos eventos professores de música que atuam na educação básica, professores e alunos de cursos de licenciatura, e gestores e profissionais de redes de ensino municipais e estaduais. Ambos os eventos contaram a participação da Profa. Sueli Teixeira Mello (Assessora Técnica da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC) que, como representante do Ministério da Educação, proferiu palestras nas duas edições do Fórum, apresentando um panorama abrangente acerca das diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, e evidenciando perspectivas para o ensino de música nesse contexto face às especificidades e desafios da contemporaneidade. Considerando os avanços das discussões realizadas nos eventos anteriores, realizaremos a III edição do Evento com vistas a continuar consolidando esse importante espaço para a discussão, análise e troca de experiências direcionadas para o ensino de música nas escolas.

    Tendo em vista o recente debate sobre as políticas educacionais para a educação básica, sobretudo na discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica, dessa vez em parceria com o III Encontro do Fórum de Educação Musical da Bahia, acontecerá em Salvador, no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, nos dias 08 e 09 de setembro de 2016. O Objetivo do Fórum é analisar, refletir, problematizar e propor ações que fortaleçam concepções, objetivos, conteúdos e metodologias direcionadas para a educação musical escolar, a partir das diretrizes nacionais e das dimensões político-educacionais do Brasil. O Fórum é direcionado a professores e estudiosos que têm a educação básica como foco de atuação, mas também será aberto aos estudantes e profissionais em geral que tenham interesse em questões relacionadas ao ensino de música nas escolas.

    Local: Reitoria do IFBA, Rua Araújo Pinho, 39, Canela - Salvador - BA

    As inscrições para o Evento poderão ser realizadas gratuitamente no site da ABEM, a partir do dia 01 de julho de 2016.



    Clique aqui para se inscrever

    Voltar


  • 08/09 - Quinta-Feira

     

    9:00 - Apresentação musical

     

    9:30 - Abertura: Apresentação do Fórum e seus objetivos

     

    10:00 - Conferência de abertura: D.r Ítalo Dutra - MEC

     

    12:00 - Intervalo

     

    14:00 - Apresentação Musical

     

    14:30 - Mesa redonda - Currículos para o Brasil do século XXI: a inserção da área de música na BNCC. Com D.r Marcus Medeiros (UFJF), M.a Edineiram Maciel (UNEB) e D.r Daniel Puig (UFSB)

    16:00 - Debate orientado com todos os participantes do Fórum sobre as discussões da mesa. Coordenação – D.r Luís Ricardo Queiroz (UFPB)

     

    17:30 - GTs: 1: Música na educação Infantil; 2: Música no Ensino Fundamental I; 3: Música no Ensino Fundamental II; 4: Música no Ensino Médio

     

    19:00 - Lançamento de livros

     

    09/09 - Sexta-Feira

     

    9:00 - Apresentação musical

     

    9:30 - Mesa redonda – Música nas escolas: reflexões a partir do cenário educacional brasileiro. Com M.e Marcos Ferreira (IFBA), D.ra Flávia Candusso (UFBA), D.ra Simone Braga (UEFS)

     

    11:00 - Debate orientado sobre as questões levantadas na mesa

    Coordenação: M.a Maria Luiza Barbosa 

    12:00 - Intervalo

     

    14:00 - Apresentação Musical

     

    14:30 - Debate orientado - Questões, desafios e possibilidade para o fortalecimento do ensino de música nas escolas do Brasil: ações do FEMBA e da ABEM. Coordenação: D.r Luís Ricardo Queiroz (UFPB) e D.r Jorge Vasconcelos (UFRB)



    Local: Reitoria do IFBA, Rua Araújo Pinho, 39, Canela - Salvador - BA


  • Clique aqui para se inscrever

    Carta de aceite
    clique aqui