Go to Top

I Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica

Tema:

I Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica

  • Considerando a emergência da discussão sobre a formação musical na educação básica, sobretudo a partir dos avanços na legislação nacional para a operacionalização do ensino de música nas escolas, este Fórum visa refletir e propor concepções, objetivos, conteúdos e metodologias que podem fortalecer a educação musical escolar.

    O Evento é direcionado a professores e estudiosos que têm a educação básica como foco de atuação, mas também será aberto aos estudantes e profissionais em geral que tenham interesse na discussão, análise e proposição para o ensino de música nas escolas.

    O Encontro presencial para implementação e estabelecimento das diretrizes desse Fórum será realizado na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, nos dias 07 e 08 de agosto de 2014.

    As inscrições para o Evento poderão ser realizadas gratuitamente pelo site da ABEM, a partir de 01 de junho de 2014.

    Local de Realização
    Todas as atividades do Fórum serão realizadas no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus da Universidade Federal de Pernambuco. O prédio do CFCH fica em frente ao Centro de Artes e Comunicação (CAC).
    Informações: (81) 8895-7162

    Voltar

  • PROGRAMAÇÃO

     

    07/08/2014

    9h00 -  Abertura

    9h30
     
     Mesa redonda "O ensino de música nas escolas: perspectivas a partir da políticas educacionais brasileiras" - Profa. Sueli Teixeira Mello (Assessora Técnica da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação), Profa. Dra. Cristiane Marial Galdino de Almeida (UFPE/ABEM) e Prof. Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz (UFPE/ABEM)

    12h00
    – Intervalo

    ·         14h00 – Debate orientado "A realidade do ensino de música no Brasil: reflexões a partir dos relatos dos participantes"

    16h00
    – Debate orientado "
    O projeto de resolução do CNE e as diretrizes para a educação básica: caminhos para o ensino de música"

    08/08/2014

    9h00 - Debate orientado "
    Objetivos, conteúdos e materiais didáticos para o ensino de música na escolas"

    12h00 – Intervalo

    14h00  Debate orientado "Encaminhamentos e posicionamento da área de educação musical para ações futuras acerca do ensino de música na escola"

    16h00  Debate orientado "Definições e questões para a continuidade do Fórum"

  • Clique no link abaixo para acessar a página dos Anais:

  • Link para a acesso a página de login:

    http://www.abemeducacaomusical.com.br/foruns/login_ficha_rec.asp