Go to Top

XVII Encontro Regional Sul da ABEM

Tema: Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical

XVII Encontro Regional Sul da ABEM

  • Sobre o evento


    De 13 a 15 de outubro de 2016 acontece em Curitiba o XVII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. O objetivo do evento é fomentar a produção de conhecimento em música não só na academia propriamente, mas em todos os espaços formais, não-formais ou informais de ensino e aprendizagem de música. A cidade de Curitiba possui quatro cursos superiores de formação de professores em Música, bem como uma forte atuação da Secretaria Municipal de Educação na preparação de professores para atuação com as artes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além destas centenas de professores, com o encontro pretende-se agrupar estudantes e professores das outras cinco universidades que oferecem o curso de Licenciatura em Música no Paraná, bem como professores das redes municipal e estadual de ensino que atuam com artes, considerando ainda uma expressiva participação de educadores musicais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

    O tema do evento, proposto pela ABEM para o biênio 2016/2017, será “Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical”. Dentro deste tema, a proposta central deste Encontro Regional Sul, tendo em vista o público antes descrito, é a discussão de questões como: a diversidade de espaços em que a música acontece; as múltiplas formas de desenvolvimento de ensino e aprendizagem de música no Brasil hoje; as formações inicial e continuada de professores para o trabalho com música nesses espaços diversos; a atuação do profissional da educação nas redes municipais e estadual de ensino e a articulação que é feita com a produção de conhecimento musical.

    Em 2016 o Encontro Regional Sul da ABEM será organizado e sediado na Unespar - Universidade Estadual do Paraná, nos campi de Curitiba, em que são oferecidos os cursos de Licenciatura em Música (Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Faculdade de Artes do Paraná), e no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

    Locais do evento


    Nos dias 13 e 14 de outubro, a programação será realizada no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (Rua Dr. Faivre, 398, Centro, em frente à Reitoria da Universidade Federal do Paraná).

    No dia 15 de outubro, as atividades serão desenvolvidas no campus I da Unespar – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Rua Comendador Macedo, 254, Centro, a 5 quadras do Centro de Formação Continuada).

    Voltar

  • Comissões

    Comissão Organizadora:
    Adriano Giesteira (Unespar – Embap)
    Ana Paula Peters (Unespar – Embap)
    André Ricardo de Souza (Unespar – FAP)
    Tiago Madalozzo (Unespar – FAP)

    Coordenadores de atividades artísticas
    Prof. Ms. Alfredo Werney Lima Torres (IFPI)
    Profa. Silvana Ferreira (Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz)


    Comitê Científico:
    Vânia Malagutti Fialho (UEM) – Presidente
    Francine Cernev (UEM)
    Lúcia Teixeira (Unipampa)
    Helena Loureiro (UEL)
    Mônica Uriarte (UNIVALI)


  • Clique no link abaixo para acessar a página dos Anais:

  • Link para a acesso a página de login:

    http://abemeducacaomusical.com.br/regionais/login_sul_2016.asp