Page 12 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012



A aula de musicalização para bebês é bastante procurada por pais
e responsáveis interessados em proporcionar aos seus pequenos
momentos de prazer e aprendizado cultural.
Oferecida para bebês de oito meses a dois anos, a aula é realizada
no Laboratório de Musicalização, com duração de aproximadamente
50 minutos e conta com a presença de adultos acompanhantes - mãe
e/ ou pai, avós e avôs, tios e tias, entre outros conhecidos das crianças.
Nesse período da vida da criança, que ainda se encontra em um mo-
mento de comunicação preponderantemente não verbal, qualquer apren-
dizagem musical é mediada pelo adulto com quem ela convive, em uma
relação observada atentamente e percebida por ela. As diversas situações do
cotidiano das aulas são momentos privilegiados de afeto, socialização e aprendizado
entre bebês e seus acompanhantes. Assim, faz-se necessário que, na aula de bebês, haja
amor, no sentido sugerido por Brandão (2005): educação e aprendizagem seriam contex-
tos de amor e solidariedade ou ainda de cidadania, que supõe partilha e participação.
As crianças devem possuir confança no adulto para que consigam realizar, com se-
gurança, todas as atividades propostas. O diálogo e a observação entre ambos e entre o
educador são muito importantes para o planejamento constante das aulas, já que estas
estão fundamentadas na transmissão de valores culturais diversos e necessitam da troca
de conhecimentos proporcionada por seus participantes.










Lá vai o papai com seu carrinho a passear
E a mamãezinha bem contente a cantar
Tra-lá-lá...


(Carrinho do papai Carmen Maria Metting Rocha)
Musicalizando bebês...



Experimentos nos mostram que, ainda no ventre materno, quando o ouvido começa
a funcionar (por volta do sexto mês de gravidez), o feto desperta para uma variedade
enorme de sons produzidos pelo corpo da mãe e de sons do mundo exterior. Assim,
tornando-se mais receptivo, move-se ao ouvir estímulos auditivos externos na forma
de palavras e música. Após o nascimento, os bebês conseguem localizar a direção de
uma fonte sonora, inicialmente, com olhares discretos e, mais tarde, com movimentos
corporais, tais como viradas de cabeça. Acalentados com cantigas de ninar, passam a re-
conhecer os sons do ambiente que os cerca, como os dos brinquedos, dos animais, das



Compartilhando um ambiente musical e afetivo com bebês 11


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