Page 8 - revista Música na Educação Básica
P. 8




V. 4 N. 4 novembro de 2012









tião, em Prática de conjunto instrumental na Educação Básica, registra suas refexões
a respeito das possibilidades dessa prática e descreve, a título de sugestões, as ati-
vidades vivenciadas em sala de aula quando foi orientadora de estágio supervisio-
nado de um curso de licenciatura. Relata também que, nesse trabalho, participou
da apreciação de uma manifestação cultural baiana, originária de países africa-
nos, que suscitou grande interesse e envolvimento dos alunos e posteriormente
levou-os à criação de arranjos, acompanhamentos e interpretações de música.


Riffs forever: o rock na sala de aula, dedicado aos adolescentes, é o sexto artigo
da revista. A autora, Maria Cecília Cavalieri França, recomenda que sejam realiza-
das atividades a partir dos marcantes rifs de guitarra que representam o rock,
gênero musical tão apreciado pelo publico jovem. Dessa forma, destaca a autora,
os estudantes seriam motivados a usar a voz e os instrumentos disponíveis para
tocar e reinventar o rock. Além de seu valor motivacional, a proposta seria uma
forma de estabelecer a integração, no âmbito educativo, entre as atividades musi-
cais de apreciação, performance, criação, história, técnica e leitura musical.


De Andreia Veber e Tiago Brizolara da Rosa, Jogos digitais online e ensino de mú-
sica: propostas para a prática musical em grupo é o ultimo texto deste número. Os
autores ressaltam os objetivos educativos e o grande potencial dos jogos digitais
como ferramentas educacionais. Além das habituais funções de entretenimento,
sua utilização seria uma importante estratégia para o ensino de música, especial-
mente tendo em vista que muitos são disponíveis gratuitamente em portais vir-
tuais. O artigo contém também discussões baseadas em resultados parciais de
um estudo em andamento, assim como propostas didáticas com exemplos de
utilização dos jogos digitais em sala de aula, com destaque para a prática musical
em conjunto.


Esperamos que os trabalhos apresentados neste número resultem em muitas
refexões e ideias para as práticas de ensino, e que, destas, surjam muitas outras
práticas e refexões e, portanto, outros textos.



Cássia Virginia Coelho de Souza
Viviane Beineke (editora convidada)









7



Musica 4.indd 7 26/10/2012 08:41:28
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13