Page 10 - revista Música na Educação Básica
P. 10




V. 4 N. 4 novembro de 2012





Resumo: Constituído pela descrição e análise de
algumas possibilidades de atividades musicais,
este artigo tem por objetivo destacar as relações
afetivas estimuladas em aulas de música oferecidas
para um grupo de bebês de oito meses a dois anos
e adultos acompanhantes. Ao mesmo tempo,
ao abordar as formas de se compartilhar ações
nessa prática social, sistematizam-se informações
sobre os processos educativos ocorridos entre os
participantes. Assim, é possível destacar que a
solidariedade, o conhecimento e o respeito para
com o outro, a amizade e a construção de laços
afetivos, como o toque, o carinho e o olhar mútuo,
foram desenvolvidos nas diversas atividades
realizadas durante as aulas.

Palavras-chave: educação musical, música para
bebês e relações afetivas



Sharing a Musical and Afective
Ambience with Babies
Abstract: Te article aims to look for afective
relationships stimulated in music classes ofered
to children by eight months year old until two
years old and their adults accompanying, from the
description and analysis of some musical activities
possibilities. It brings information about ways to
share actions related this social practice and about
the educational processes between the participants.
From this analysis was possible to emphasize that
solidarity, knowledge and respect with each other,
friendship and the afective constructions like touch,
caring and mutual look, were developed in various
activities presented in classes.


Keywords: music education, music for babies and
afective relationships




RANIRO, Juliane; JOLY, Ilza Zenker Leme. Compartilhando um ambiente musical e afetivo
com bebês. Música na Educação Básica. Londrina, v.4, n.4, novembro de 2012.


9



Musica 4.indd 9 26/10/2012 08:41:30
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15