Page 7 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica










adultos acompanhantes, as relações afetivas são estimuladas. No relato de diver-
sas atividades realizadas em aula, as autoras ressaltam os valores e laços neces-
sários para serem desenvolvidos com bebês, apresentam as características desse
tipo de trabalho e oferecem aos professores de música exemplos que podem ser
realizados com grupos semelhantes.


Abrem-se as cortinas: O som da Orquestra e seus Instrumentos, de Janaína Ma-
chado Asseburg Lima, é o segundo texto da revista. Suas fnalidades são ressaltar
a importância do ato de ouvir e apresentar o universo dos instrumentos de or-
questra como uma possibilidade de ampliar a experiência de escuta das crianças.
A autora sugere formas para trabalhar com esse conteúdo musical nas escolas,
descrevendo atividades práticas e fazendo sugestões para auxiliar o trabalho do
professor em sala de aula.


Em Flauta doce como instrumento artístico: uma experiência em sala de aula,
Luciana Aparecida Schmidt dos Santos e Miguel Pereira dos Santos Junior apre-
sentam o método Suzuki e relatam experiências de ensino nas quais valorizaram
a fauta doce. Apontando que este instrumento possui recursos e capacidades
como outros instrumentos e destacando suas possibilidades artísticas, os autores
buscam desmistifcar que seu uso sirva apenas como recurso didático. Nesse em-
preendimento, apresentam características do método de ensino de Suzuki e dão
exemplos de como a fauta doce pode envolver os alunos nas produções musicais
da escola.


Tendo a paisagem sonora e o desenvolvimento da escuta ativa crítico-refe-
xiva como fo condutor do trabalho de educação musical, Alessandra Nunes de
Castro Silva apresenta, em Trilha de Sons, construindo a escrita musical, propostas
de atividades que envolvem apreciação, percepção, criação e registro gráfco.
Considerando sua experiência com alunos da segunda fase do ensino fundamen-
tal, a autora recomenda uma atividade de escuta ativa, a criação de uma trilha
sonora, o seu registro com escrita icônica, a execução da mesma em instrumentos
alternativos e, ao fnal, uma avaliação da proposta junto aos alunos.


Verifcando que ainda são poucos os professores que utilizam os recursos do
conjunto instrumental nas aulas de música na Educação Básica, Zuraida Abud Bas-







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